Arraial do Cabo: Motivos de sobra para conhecer!

Arraial do Cabo

Arraial do Cabo fica na região do RJ conhecida como Região dos Lagos.

Dividida em sete municípios em torno das lagoas de Araruama e Saquarema, a leste da capital do Rio de Janeiro é considerada uma das regiões mais lindas do litoral fluminense.

São mais de 100 quilômetros de litoral, com belíssimas paisagens.

Se você ainda não conhece, prepare-se para colocar  na sua lista de desejos, com certeza você vai descobrir motivos de sobra para conhecer tudo por lá.

foto111

Antes de começar a falar sobre Arraial, uma pergunta rápida:

Quando perguntam a você sobre uma praia paradisíaca, um lugar para mergulhar… areia branquinha e um mar de águas claras, num tom entre o azul e o verde piscina, qual a primeira resposta que te vem á cabeça?

Antes de responder da uma olhada nessa foto:

Arraial do Cabo

Lindo demais não?

Em Arraial do Cabo, você encontra tudo isso.

Eu ouvi por lá alguns chamarem Arraial de Paraíso do Atlântico, outros de Caribe Brasileiro, Capital do Mergulho, enfim, o fato é que suas dunas, restingas, lagoas, praias e costões enchem os olhos e sinceramente, concordo com qualquer um dos títulos, paixão pelo RJ a parte (veja aqui), tenho certeza que no final deste post, vocês irão concordar comigo.

Arraial do cabo

Já conhecia a região á alguns anos, quando passei um final de semana em Cabo Frio, mas neste ultimo final de ano (2015) resolvi voltar com alguns amigos que ainda não conheciam.

Ficamos hospedados em outra cidade próxima, Rio das Ostras, que também possui praias lindíssimas (conto num próximo post), mas na alta temporada o ideal é ficar hospedado em Arraial mesmo, já que devido á popularidade a quantidade de turistas é muito grande neste período.

Para aproveitar ao máximo o dia optamos por fazer um passeio de barco, já que o percurso passa por vários pontos e ainda com paradas nas praias para fotos e mergulhos.

Escolhemos a empresa Piratas do Caribe, um ótimo atendimento, inclusive com serviço de fotos profissionais (opcional).

O barco sai da Marina dos Pescadores, na Praia dos Anjos, uma praia não muito adequada para o banho, mas com um visual bem bonito.

foto112

O visual realmente é deslumbrante, a cada minuto do passeio, cenários perfeitos para todos os cliques, cada olhar um momento mágico.

Ao longo do trajeto o barco faz algumas paradas:

Gruta Azul

Gruta Azul

Fenada de Nossa Senhora

Fenda de Nossa Senhora

A curiosidade aqui é que a lenda diz que casais que se beijam na frente da fenda de Nossa Senhora, nunca se separam…. os casais que estavam por lá, seguiram a tradição.

Eu já tenho esse motivo para voltar, quero seguir a tradição também…rs.

A primeira parada é na Praia do Farol.  A praia não tem nenhuma infraestrutura, é protegida pela marinha e o número de visitantes controlado. O barco para a uma certa distância da praia e para ir até terra firme precisamos pegar um barco menor, nada de levar objetos e a permanência por lá é em torno de 1 hora, isto se não tiver muito lotado, como fomos em alta temporada, tivemos que esperar no barco a liberação da Marinha para desembarcar.

Mas toda a espera vale a pena e afinal quem tem pressa de sair de um lugar como esse?

Praia do Farol

Depois dessa parada, seguimos em direção ás Prainhas do Pontal do Atalaia, ali ficamos um bom tempo, inclusive fizemos algumas fotos bem legais!

dsc_8117

 

O roteiro ainda inclui uma parada para mergulho.. eu até arrisquei uma fotos submersas e alguns mergulhos (um avanço pra quem se apavora quando não está com os pés no chão…rs).

Realmente vale muito a pena o passeio, mesmo porque alguns lugares você só conseguirá chegar de barco,  ou em algumas através  trilhas uma opção para quem gosta de se exercitar.

Mas você pode deixar esta opção da trilha para fazer quando for visitar a Praia do Forno, uma das minhas favoritas.

A trilha não é difícil de 15 a 20 minutos em média.

A recompensa de fazer a trilha chega até mesmo antes do destino final, durante o percurso você verá vários pontos de fotos com vista para a Praia dos Anjos ou para a Própria Praia do Forno.

Pare, respire e aprecie! a vista vale perder alguns ou muitos minutos e admirá-la.

149423_1648018289538_3697686_n

Na Praia do Forno, você vai encontrar estrutura para lanches e até refeições, tem inclusive um restaurante flutuante especializado em ostras e mariscos.

Na volta, se estiver cansado, você poderá pegar um dos barcos que ficam por ali e voltar pela Praia dos Anjos, esse transfer não é caro em torno de R$ 5 a R$ 10,00 (vale a negociação).

E o final de tarde… não dá pra deixar de ver o por-do-sol na Praia Grande.

Uma das praias mais extensas de Arraial e uma das mais centrais da cidade. Na sua orla, diversos restaurantes a beira-mar são uma ótima opção para almoçar com o mar como pano de fundo.

Tem também a estátua da atriz Flávia Alessandra, que é uma das personalidades que nasceu na cidade e os fãs podem aproveitar e tirar a famosa selfie (mesmo que seja com a estátua).

E então vamos conhecer Arraial? quem aí já esteve por lá e quiser deixar seus comentários e dicas.. será um prazer!

Vou finalizar com esta foto que adoro, na Praia Grande em Arraial, final de dia energizante, iniciando um novo ano cheio de boas vibrações e é o que desejo á vocês! Good vibrations!

Arraial do Cabo - por do sol

See you,

Li.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.