NORDESTE

Itacaré, Bahia – Um guia para sua viagem

Ah, a Bahia… são tantas belezas que é um tema sempre falado muito por aqui! hoje o tema é Itacaré, essa cidade super gostosinha no litoral sul da Bahia, aproveite esse guia para ajudar na sua viagem!

Onde fica Itacaré?

Itacaré fica localizado no litoral do estado da Bahia, na Costa do Cacau, sul de Salvador.

A região lembra as casas coloridas do interior, havendo até alguns resquícios da época colonial, porém, o lugar não é composto apenas desse cenário, há também a presença de uma natureza que além de exuberante, ainda é preservada.

Bem frequentada por surfistas desde os anos 80, Itacaré é  uma região cheia de opções de diversão e lazer, independente da faixa etária, mas principalmente para aqueles que amam o contato com a natureza.

Os visitantes podem frequentar as praias, pegar ondas, visitar as cachoeiras, fazer um passeio de canoa pelo Rio de Contas, fazer um percurso no Circuito de Arvorismo, em plena Mata Atlântica, caminhar pelas trilhas do Costão, praticar Rafting nas corredeiras de Taboquinhas e por aí vai.

Bora conhecer um pouco mais?

 

Como chegar?

O aeroporto mais próximo é o de Ilhéus.

A partir de Ilhéus, você pode pegar um ônibus, transfer ou a opção que escolhi, alugar um carro.  Isso claro, vai depender do seu perfil, como eu gosto de explorar a região optei pelo carro.

A distância de Ilhéus até Itacaré é cerca de 76km, em torno de 1h a 1h e meia de viagem.

A estrada é conservada e bem sinalizada, então o carro até pode ser um mais simples, só indico pegar um carro mais alto no caso de esticar até Barra Grande ou Maraú (falarei em outro post).

Também é possível chegar a partir de Salvador (o percurso é mais longo, mas possível), geralmente os valores de aéreo são mais acessíveis, mas é preciso analisar se vale a pena o deslocamento maior e o custo beneficio para sua viagem.

 

Onde se hospedar?

Existem muitas opções de hotéis, pousadas, casas para temporadas, flats, camping, hostel, e hospedagens rurais que ficam distribuídas em: Concha, Tiririca, São José, Rio das Contas, Marambaia, Camboinha, Itacarezinho e Serra Grande.

Para quem gosta de ficar no meio do burburinho a região do centrinho (Rua Pituba) é a mais bem localizada, perto de tudo.

Novamente ai entra o seu perfil de viajante, por isso vale a pena estudar um pouco as opções de passeios e atividades que você pretende fazer por lá, mas fique tranquilo, existem opções para todos os gostos e bolsos.

 

Gastronomia de Itacaré:

Caipiroska no Cacau

A gastronomia de Itacaré costuma ser bem cosmopolita.

Combinando variações do seu cardápio regional com a culinária de diversas partes do mundo, porém, sem perder aquela característica típica de regiões litorâneas, com cardápio repleto de variedades a base de peixes e frutos do mar, além da pimenta, do dendê, farofa de banana da terra, o pirão, a moqueca, a galinhada, entre outros;

Itacaré oferece uma verdadeira miscelânea de sabores e odores bem conhecidos na região que agradam em cheio o público.

Passendo pela Pituba, é possível encontrar restaurantes mais requintados e tradicionais e também os mais simples.

Lanchonetes, bares, pizzarias, cafés, sushis, docerias, entre outros, que agradam a todos.

Dica: Não deixe de provar o famoso drink no Cacau.. é uma delicia. Afinal, você estará na Costa do Cacau e esse drink é a especialidade da região!

 

O que fazer em Itacaré:

Rio de Contas

Como já mencionei, Itacaré tem uma natureza exuberante e muitos passeios para fazer.

O Rio das Contas que nasce na Serra da Tromba, município de Piatã, na chapada de Diamantina, percorre cerca de 620 km até Itacaré (1.500 metros de altitude).

Com suas águas cristalinas e temperatura agradável em suas amplas margens, proporciona passeios muito procurados como as cachoeiras do Cleandro e Pancada Grande que falaremos mais adiante.

Esses passeios podem ser encontrados na Orla de Itacaré, na praia do centro, é bem fácil identificar porque você verá muitos barqueiros aguardando para fazer o passeio.

Caso queira pesquisar um pouco mais sobre os passeios e atividades clique nesse link com opção de parcelamento em ate 12x sem juros.

 

Aventura e ecoturismo:

A reserva de Mata Atlântica de Itacaré é considerada a segunda maior floresta brasileira, restando atualmente, apenas 5% de sua extensão original.

A APA Itacaré Serra Grande é considerada Reserva de Biosfera da Mata Atlântica pela Unesco, preservando 31% da área remanescente coberta pela Mata Atlântica.

São mais de 22.000 hectares de mata, 93 de mangue e 573 de restinga.

A APA de Itacaré Serra Grande e o Parque Estadual da Serra do Conduru, são as principais unidades de preservação da região de Itacaré.

Por isso, para quem gosta de curtir a natureza, praticar esportes e explorar uma região muito abençoada pela natureza, Itacaré não deixa nada a desejar.

 

Circuito de Arvorismo:

O Circuito de Arvorismo de Itacaré está entre os mais belos e fascinantes do país. Ele oferece um percurso composto por 21 atividades.

O percurso chega a totalizar 227m de trilhas suspensas, com plataformas chegando a alcançar 9m de altura e a duração média de uma hora e meia, com destaque à Mega Tirolesa de 200m com capacidade para duas pessoas.

 

Cachoeiras em Itacaré:

Curte cachoeiras? então dá só uma olhada nas opções que você vai encontrar por lá:

  • Salto do Apepique – Localizada na Área de Proteção Ambiental (APA), Lagoa Encantada. Tem 50m de altura e é ideal para a prática do rapel e tirolesa;
  • Cachoeira do Tijuípe – Localizada dentro de uma propriedade privada. Ela possui 4m de altura por 15m de largura, com uma piscina natural;
  • Trilha e Cachoeira da Usina – O início da trilha está a 10 km do centro de Itacaré, chegando até a Cachoeira da Usina que tem uma piscina natural;
  • Cachoeira de Noré – O acesso à cachoeira é feito de canoa, cruzando o Rio de Contas e depois percorrendo uma trilha que passa dentro de fazendas de cacau. A cachoeira possui 15m de altura e é ideal para a prática de rapel;
  • Cachoeira de Cleandro – Localiza-se dentro de uma fazenda e possui três quedas d’água com piscina natural. O acesso para o local é feito através de canoa ou barco;
  • Cachoeira da Pancada Grande – Localizada a uma hora do Cais do Forte, subindo o Rio de Contas por barco a motor e depois percorrendo uma trilha. Ela tem aproximadamente 40m de altura, é uma das maiores quedas d’água da região;
  • Cachoeira do Bom Sossego – Localizada dentro de uma propriedade privada, está a 8 km da cidade de Itacaré;
  • Saltos do Almada – Localizada no APA (Área de Proteção Ambiental) Lagoa Encantada. As quedas d’água do rio chegam a 6m de altura, formando buracos nas rochas que chegam a 4m. É permitido o banho nas piscinas naturais.

Bastante coisa para conhecer não é? agora vamos falar sobre uma das cachoeiras que conheci lá:

 

Cachoeira do Cleandro:

Recomendo o passeio! só a chegada até lá já vale.. é feita através de barco pelo Rio de Contas e passa por um mangue bem lindo (você contrata o passeio na orla da praia central ou praia da coroinha).

Chegando lá percorre uma pequena trilha passando pela vegetação nativa, o legal de fazer o passeio com o guia é que ele vai te explicando detalhes sobre a flora e fauna local.

Como a cachoeira está localizada dentro de uma propriedade particular, para acessá-la é cobrado uma taxa de R$ 15,00 por pessoa (valor referente a janeiro/21, não esqueça de levar em espécie).

Na entrada da cachoeira tem uma barraca que vende alguns itens como água, refrigerante, cerveja e água de coco (alias o local estava com algumas reformas pode ser que atualmente já esteja melhor a estrutura).

A cachoeira composta de 03 níveis  de quedas d´aguas é uma delicia, no dia em que visitei estava bem vazio e foi possível aproveitar bastante as piscinas naturais.

Uma dica extra:

Recomendo fazer esse passeio na parte da tarde e na volta aproveitar para ver o pôr-do-sol na praia do Pontal.  Um dos points mais procurados por lá para ver a despedida do astro rei.

 

Picos do surf em Itacaré

Os melhores pontos para a prática do surf da região, estão nas seguintes praias: Pontal, Boca da Barra, Corais, Tiririca, Prainha, Jeribucaçu, Engenhoca e Itacarezinho.

Essas praias pertencem ao Costão,  uma faixa litorânea, considerada uma das mais exuberantes do Brasil, contendo uma extensão de aproximadamente 20 km e estão entre as mais queridinhas de Itacaré.

 

Praias de Itacaré:

 

  • Da Concha 

Não fica tão próxima ao centro da cidade, porém, não deixa de ser uma das melhores opções quando se procura uma boa infra estrutura.

A praia é formada pelo encontro do mar com o Rio de Contas.

Querendo contemplar um lindo pôr do sol por ali, indica-se o Mirante da Ponta do Xaréu, situado no canto esquerdo da praia, já para aqueles que querem contemplar o nascimento da lua, o canto direito, próximo ao farol é ideal;

 

  • Do Resende

Próxima ao centro, oferece uma pequena estrutura informal, fica em uma área de proteção visual.

Pequenas piscinas naturais se formam na maré baixa no canto direito da praia e seu acesso é feito a pé, por uma trilha que sai da rua principal;

 

  • Da Tiririca

Localizada a menos de 1 km do centro, possui boa estrutura e é considerada o point do surf na região de Itacaré e o melhor pico de ondas da Bahia, onde se costuma realizar campeonatos de surf, desde os regionais, até os internacionais.

Ela é cercada por costões de pedras e tem ondas fortes o ano todo;

 

  • Da Costa

Localizada entre as praias de Tiririca e Ribeira, próxima ao centro.

Apesar do fácil acesso a praia não possui infra estrutura, sendo pouco frequentada, já que tem fortes correntezas;

 

  • Da Ribeira

Considerada uma das praias mais lindas de Itacaré e é a última praia acessível de carro pelo Caminho das Praias e é cercada pela Mata Atlântica.

No Riacho do Rio Ribeira são formadas pequenas quedas d’água que vão até uma represa, formando uma piscina natural de água doce;

 

  • De São José

Está localizada em uma área de proteção ambiental dentro do Villas de São José, um complexo de ecoturismo que conta com ótima infra estrutura.

É uma linda praia contendo areias brancas, muitos coqueiros e ondas fortes. Uma grande parte desse complexo foi transformado num Eco Parque;

 

  • Prainha

Considerada uma das praias mais lindas do Brasil e é cartão postal de Itacaré.

Possui uma forma simétrica, com dois morros verdes ao norte e ao sul, contando com coqueirais junto à areia.

A praia é muito frequentada por surfistas, porém, oferece mínima estrutura no local;

 

  • Coroinha ou da Coroa

Possui casarios históricos, antigo atracadouro dos barcos que transportavam cacau.

É a orla da cidade e serve de porto para a pesca. Na maré baixa, serve de campo de futebol e jogos de vôlei, só não é indicada para banhos.

Costuma realizar grandes eventos e shows no local.

 

  • Pontal

Propícia para a prática de surf em virtude de suas fortes ondas e correntezas do lado do mar o que torna também perigoso o banho.

Já na parte voltada para o lado do rio, as águas são calmas e também ideais para se praticar stand up.  Também é uma ótima pedida para o final de tarde, já que ai o pôr-do-sol é lindo.

 

  • Barra do Piracanga

Está localizada a 6 km mais ao norte, sendo o limite do município de Itacaré, onde deságua o Rio Piracanga.

A área é preservada e pode se encontrar mangue, coqueirais e praia;

 

  • Praia de Jeribucaçu

Essa praia está localizada a 9 km ao sul de Itacaré, seu acesso é feito pela estrada de destino a Ilhéus.

É um dos cartões postais de Itacaré e onde ocorre o encontro do Rio Jeribucaçu com o mar.

A praia é ideal para prática de surf, principalmente no período do inverno em que o vento fica na direção ao sul;

 

  • Itacarezinho

Localizada a 15 km ao sul de Itacaré.

Para chegar à praia, é necessário passar por dentro de uma área particular.

Tem 3,5 km de extensão, há muitas bancadas de corais, também cavernas e locais onde se pratica mergulho, além de uma cascata natural de água doce, localizada na ponta norte da praia. Possui ótima estrutura de bares e restaurantes à beira-mar, inclusive a praia é palco de uma das mais badaladas festas de Reveillon do Brasil e é ali também que as tartarugas realizam a desovação;

 

  • Engenhoca

A maneira de chegar a pé é através de uma trilha de acesso, com início no Km 12 da rodovia BA-001.

Apesar de ser deserta, já que é cercada por coqueiros e Mata Atlântica, é bem frequentada por surfistas.

Ainda há um riacho desembocando no canto sul, formando uma piscina de água doce;

 

  • Havaizinho e Camboinha

O acesso é feito pela mesma trilha que se chega à Engenhoca.

As praias são constituídas por pequenas enseadas separadas por recifes, possui muitos coqueiros e possui ondas fortes, porém não é um pico do surf constante, pois as boas ondas vem ocasionalmente e durante a maré seca aparecem extensas faixas de areia.

Passando pelo morro de Camboinha, há uma trilha que segue para a Praia de Itacarezinho;

 

  • Praias de Serra Grande

São elas: Sargi, Pé de Serra, Prainha e Pompilho.

O Mirante de Serra Grande fica localizado quase na metade do caminho entre Ilhéus e Itacaré, onde se pode contemplar uma grande faixa litorânea formada por águas azuis, que são calmas e mornas. O visual é espetacular!

Ufa, é muita beleza pra conhecer!

Se você gosta de fazer um roteiro de aventura e quiser explorar todos essas opções de passeios, já reserve alguns dias da sua viagem e aproveite mais esse paraíso brasileiro na nossa querida Bahêa!

No próximo post continuaremos falando mais sobre essa região, agora na Península de Maraú e a região de Barra Grande.

Quer aproveitar e ver mais experiências e serviços em Itacaré? clique aqui e acesse nosso fornecedor com opções de transfer e passeios em até 12 vezes sem juros.

Agradeço aqui a minhas companheiras de viagem nessa trip Flavinha e Keli, até a próxima girls!

See you!

Li

 

Adm. de empresas e pós-graduada em gestão de pessoas, após vários anos trabalhando na area adm/financeira, hoje é editora do blog viajando nas delicias da vida e sócia da agencia Elegância Trips. Ama viajar, conhecer novos destinos e escreve no Blog sobre suas viagens, dicas, próximos destinos, shows e demais delicias que a vida pode oferecer.