BRASIL

Conheça a Península de Maraú!

Índice do Conteúdo

Península de Maraú, mais um paraíso na Bahia!

A Península de Maraú é o destino certo para sua viagem  se você está procurando conhecer um lugar incrível, com praias exuberantes e algumas até desertas, contendo longas faixas de areias, piscinas naturais, intensos coqueirais e ainda poder contemplar um pôr do sol espetacular!

 

Entendendo a Península de Maraú:

Península de Maraú

A Península de Maraú é uma área de proteção ambiental (APA) e oferece diversos atrativos para o ecoturismo.

Isso porque ela possui uma variedade de ecossistemas costeiros, estuários, praias, piscinas naturais, cachoeiras, trilhas ecológicas, recifes, manguezais, campos naturais, além de tipos florestais da Mata Atlântica, contando com muita variedade de fauna e flora.

A Península de Maraú pertence ao distrito de Maraú, litoral sul da Bahia.

Na região há 40 km de praias, incluindo praias semi desertas, mata virgem e também manguezais, tudo num clima bem pacato e rústico.

É uma região de temperatura agradável, nos meses de junho e julho há chuvas constantes no local, porém, os passeios pela região costumam ser realizados normalmente, podendo receber visitantes durante o ano todo.

 

Opções para chegar até a Península de Maraú:

 

  • Avião: o aeroporto mais próximo da Península de Maraú fica em Ilhéus. Outra opção seria o aeroporto de Salvador;
  • Ônibus: em todo o país há linhas regulares para Salvador, Ilhéus e Itabuna, que é o local de onde partem ônibus para Camamu, onde terá um porto servindo toda a Península de Maraú;
  • Barco: no porto de Camamu as opções de transportes são de barcos comuns e lanchas rápidas para Barra Grande e para Taipus;
  • Carro: há um acesso pela BR-030 a partir de Itacaré, essa foi a opção que escolhi na minha viagem. O percurso dura cerca de 02 horas e meia a 03 horas dependendo da condição da estrada, já que boa parte dela é de terra e com pouca infraestrutura.

Dica: prefira os carros 4×4 se quiser explorar a região porque algumas ruas e acessos em barra grande são de areia bem fofa. Verifique também a previsão de chuvas e se possível faça contato com a pousada ou hotel que irá ficar para saber como estará a condição da estrada.

 

Onde se hospedar na Península de Maraú:

 

As melhores opções de hospedagens na Península de Maraú ficam em Barra Grande e Taipu de Fora.

As duas regiões oferecem melhor infraestrutura e boas ofertas de pousadas visando atender aos gostos e necessidades dos diferentes perfis de público.

Já para aquelas pessoas que procuram fugir do agito e ter um maior contato com a natureza, existem opções nas praias mais afastadas e que oferecem pouca infraestrutura, porém, o isolamento é total.

As pessoas que buscam por melhor infraestrutura, devem ir para a vila de Barra Grande que é a maior da Península de Maraú.

Lembrando que, apesar de toda a estrutura oferecida  aos turistas, tendo as principais pousadas, restaurantes e bares na região, a vila da Barra Grande ainda preserva aquele aspecto simples, além daquele gostinho do maravilhoso tempero de dendê baiano.

Querendo fugir da agitação das praias mais famosas e frequentadas, há opções de praias paradisíacas que estão espalhadas pela Península de Maraú como: Praia de Bombaça, Cassange, Algodões, Arandis, Saquaíra e Três Coqueiros.

 

Onde Comer na Península de Maraú

Como se pode imaginar, a culinária é típica de regiões praianas, onde os peixes e frutos do mar acabam sendo parte de quase todos os pratos tradicionais na culinária regional, como as moquecas.

Península de Maraú
Moqueca de Banana

Apesar disso, ainda é possível saborear outros tipos de pratos, também tradicionais do local que não são compostos por peixes, como o caso de tapiocas, a carne de sol, entre outros.

Dentre os pratos mais tradicionais da região estão: banana com catado de siri, tapera, camarão no coco e peixe na chapa com arroz de polvo.

Na região, principalmente na Barra Grande, há boas opções de restaurantes especializados em diversas variedades gastronômicas, não só da culinária local.

Também há boas opções de bares, inclusive alguns bem badalados.

 

Dica: Para quem gosta de comida naturalista, o restaurante Coletivo Massala que fica na Praia de Algodões é uma ótima pedida com um cardápio super convidativo.

 

Praias da Península de Maraú:

Uma parte do litoral da Península de Maraú está voltada para o oceano, que é onde ficam as praias que se transformam em piscinas naturais durante o período de maré baixa e as mais conhecidas ficam em Taipu de Fora.

No entanto, ainda há piscinas naturais em outras praias, como na Praia de Algodões, considerada uma das mais exuberantes, além de um verdadeiro paraíso escondidinho em Maraú.

Vamos conhecer um pouco de cada uma delas?

 

Taipu de Fora:

Península de Maraú
Praia de Taipu de Fora

A Praia de Taipu de Fora é um espetáculo à parte, com sua faixa de areia dourada que na maré baixa se transforma em uma piscina natural onde se pode ver a presença de vários peixinhos coloridos que aparecem nos arrecifes, por isso é considerada uma das mais belas do país.

No período do verão, a atração fica por conta dos mergulhos noturnos com lanternas para poder experienciar a incrível aventura de ver bem de perto a vida marinha noturna;

As piscinas naturais de Taipu de Fora ficam a 1 km da costa e o acesso se faz a nado.

Para aqueles que quiserem praticar mergulho, recomenda-se alugar um equipamento que pode ser encontrado próximo à região.

Lembrando que a praia está a 7 km da vila de Barra Grande, local que oferece melhor estrutura para turistas na região.

 

Barra Grande:

Península de Maraú
Praia de Barra Grande

Localizada entre Morro de São Paulo e Itacaré, na Costa do Dendê. As praias de Barra Grande estão voltadas para a Baía de Camamu, onde o mar é calmo e suas águas são mornas, também contém areias claras.

O local possui boa estrutura, concentrando os melhores bares e restaurantes da região.

As praias mais próximas são: Ponta de Mutá e a Praia Três Coqueiros;

 

Praia da Ponta do Mutá:

Península de Maraú
Ponta do Mutá

 

Está localizada entre a Praia de Barra Grande e a Praia Três Coqueiros, na vila de Barra Grande.

É um dos melhores cenários para se contemplar um espetacular pôr do sol, onde o céu fica colorido por novos tons.

A praia oferece boa estrutura de bares, com opções musicais bem diversificadas e em épocas de muito movimento de turistas, as festas por ali costumam virar a noite, com direito a fogueira, bebidas e bons papos;

 

Praia dos Três Coqueiros:

Localizada próxima ao centro de Barra Grande, depois da Ponta de Mutá e antes da Praia da Bombaça.

É cercada por casas de veraneio, além de algumas pousadas.

O local é propício para aqueles que fogem do agito e preferem um lugar mais calmo e tranquilo. Há pouca estrutura de restaurantes e quiosques no local.

Na maré baixa, formam-se piscinas naturais e na maré alta, o mar costuma ser bem agitado;

 

Praia da Bombaça:

Ela fica próxima da Praia de Três Coqueiros, Praia de Taipu de Fora e bem próxima ao centro de Barra Grande.

Possui casas de veraneio e pousadas, porém, há um grande trecho deserto por ali, sendo cercado por coqueiros.

Ideal para fugir da agitação, porém, podendo contar com toda a estrutura de bons restaurantes e quiosques no local;

 

 

 

Cassange:

A Praia é extensa, com ondas fracas e muitos coqueiros, com areia mais fofa que as outras está separada da Lagoa do Cassange por uma faixa de terra de 300m  de largura.

Saquaíra:

Um vilarejo de pescadores que cresceu com a construção de casas para a temporada, ideal para quem gosta de praias desertas, são quilômetros de praia com coqueiros á perder de vista e mar com ondas fracas.

 

Arandi e Algodões:

As praias que se estendem por quilômetros mais ao sul, tem aguas com ondas fracas e areias finas e claras.

Em Arandi na maré baixa também se formam piscinas naturais e já existem algumas opções de hospedagem por lá também.

Mais atrações da Península de Maraú:

 

Lagoa do Cassange:

Essa lagoa é separada do oceano por uma faixa de areia de 300 m. A extensão dela é de 5 km e sua água é doce e excelente para o banho e também para a prática de esportes a vela.

Ali também está próximo, o Morro do Celular parada obrigatória para quem vem de carro de Itacaré ou está fazendo o passeio de quadriciclo.

 

Lagoa Azul:

Lagoa Azul

Do Mirante do Farol é possível avistar a Lagoa Azul, a parte mais clara é ideal para o banho, suas aguas são calmas e relaxantes.

Não existe estrutura no local (apenas um carrinho vendendo coco) e devido á areia fofa no local só é possível chegar até lá de quadriciclo ou carro 4×4.  Caso contrário você pode deixar o carro na estrada e seguir até lá a pé, é bem próximo da estrada.

 

 

Cachoeira do Tremembé:

Cachoeira Tremembé

 

Do Rio Maraú se observa uma queda d’água de 5m de altura por 30m de largura, que forma um grande lago.

Ali é o ponto de encontro do rio com as águas do mar. Esta cachoeira fica na Baía de Camamu;

 

Ilha da Pedra Furada:

Pedra furada

A Ilha tem esse nome da ilha devido a uma rocha cavada pela erosão.

A partir de Barra Grande, está localizada a 30 minutos de barco e a 1 hora a partir de Camamu.

É uma ilha bem pequena que possui uma praia com água bem cristalina e uma fonte natural; como fica em propriedade privada, existe uma taxa para acesso de R$ 5,00 por pessoa (valor referente a jan/21).

 

Mirante do Morro do Farol:

Mirante do Farol

Com 51m de altura, é o ponto mais alto da Península de Maraú.

O lugar é perfeito para ter uma visão ampla de 360graus de toda região e poder observar toda a extensão composta por belíssimas praias e lagoas.

Dica: O acesso até o Mirante só é possível de quadriciclo ou carro 4×4 devido á areia fofa, por isso, caso esteja com um carro mais simples, aconselho deixar um pouco antes e subir a pé (digo por experiência, pois atolamos o carro tentando subir..rs).

Sugestões de passeios na Península de Maraú:

  • Andar de lancha para conhecer as ilhas e cachoeiras;
  • Conhecer os famosos e badalados bares de praia;
  • Mergulhar nas piscinas naturais de Taipu de Fora;
  • Subir e conhecer o tão famosos Morro do Farol;
  • Visitar a Vila da Barra Grande;
  • Pôr do sol na Ponta do Mutá;
  • Passeios de quadriciclo para conhecer as paisagens naturais;
  • Passeio de jipe: na vila de Barra Grande em um ponto, próximo ao píer, será possível solicitar o passeio para passar pelos mirantes dos morros do Celular e do Farol, a Lagoa Azul e as piscinas de Taipu;
  • Passeios de barco: a Baía de Camamu é ideal para fazer os passeios de barcos através dos mangues. O acesso leva às ilhas  e também à Cachoeira de Tremembé;

 

Outras dicas de lugares para se conhecer na Península do Maraú e proximidades:

Esses passeios não conseguimos fazer, mas caso tenha espaço na sua programação fica também a dica:

  • Trilha para o Morro Bela Vista:

Na altura da Lagoa do Cassange, da BR-030, sai uma trilha que leva ao morro, que também é bem conhecido como “Sea”.

Dali se pode avistar toda a Península do Maraú, o mar e a Lagoa do Cassange.

 

  • Coroa Vermelha:

Uma Formação arenosa entre Barra Grande e a Barra do Serinhaem, sua forma é modificada pela movimentação da maré,  um banco de areia com águas mornas para banhos, a sensação é de você estar caminhando em pleno mar.

Lugar onde se pode apreciar o nascer da lua simultaneamente com o por do sol, no primeiro dia após a lua cheia. Perfeito para banho nas lagoas formadas pela maré.

 

Mais uma opção para você que aprecia o contato com a natureza, num conceito mais rustico e aventureiro.

Um ótimo destino para você combinar também com Itacaré (clique aqui para ver post) e aproveitar ainda mais o Sul da Bahia e seus encantos.

E ai gostou desse roteiro? quer fazer o planejamento de sua viagem? entre e contato comigo e bora tirar do papel sua próxima aventura.

 

Nos vemos no próximo post.

See you!

Li Souza.

 

Adm. de empresas e pós-graduada em gestão de pessoas, após vários anos trabalhando na area adm/financeira, hoje é editora do blog viajando nas delicias da vida e sócia da agencia Elegância Trips. Ama viajar, conhecer novos destinos e escreve no Blog sobre suas viagens, dicas, próximos destinos, shows e demais delicias que a vida pode oferecer.

Deixe uma resposta