Jardim botanico
Minhas viagens

Curitiba, cidade verde!

Jardim botanico
Jardim Botânico – Curitiba

Vou falar um pouco sobre uma outra cidade do meu coração (depois de São Paulo e Rio de Janeiro), Curitiba, também conhecida como Cidade verde, pela sua sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente.

Apesar de ter morado por pouco tempo na cidade (cerca de um ano e meio) durante um período um pouco complicado da minha adolescência, guardo boas recordações desse período.

UM POUCO SOBRE A CIDADE

 

  • Curitiba, capital do Paraná, está localizada na região Sul do Brasil;
  • O nome da cidade tem origem do Guarani: kur yt yba e quer dizer “grande quantidade de pinheiros, pinheiral” Já que na época de sua colonização existia uma grande quantidade de Araucárias (o pinheiro do Paraná);
  • A cidade sofreu grande influência dos imigrantes europeus e de outros continentes (portugueses, espanhóis, Alemães, franceses, suíços, poloneses, italianos, ucranianos);
  • Os tropeiros que saiam do Rio Grande do Sul em direção á São Paulo deixaram alguns costumes locais, como o sotaque leitE quentE e o chimarrão (erva-mate) com água quente, na cuia, (os índios a utilizavam na forma de tererê, com água fria) e o uso de ponchos de lã, sendo os responsáveis pela abertura de caminhos e formação de povoados;
  • Essa influência europeia acabou criando uma Curitiba planejada, modelo premiado internacionalmente em gestão urbana, meio ambiente e transporte coletivo.
  • A temperatura média da cidade é de 21 ºC no verão e de 13 ºC no inverno;
  • Considerada uma das dez cidades mais sustentáveis do mundo, com 64,5 m² de área verde por habitante, possui a melhor qualidade do ar do país, segundo a OMS. São 36 espaços urbanos de preservação, configurados em parques e bosques, o que explica ter sido selecionada como a segunda do ranking mundial de equilíbrio ambiental.

 

O QUE FAZER NA CIDADE?

A cidade possui muitos pontos turísticos para visitação.

Uma dica bem legal que já utilizei (depois que voltei para São Paulo e fui passar férias por lá) foi o ônibus da Linha Turismo.

Com a aquisição da cartela com 5 tíquetes, (valor de R$ 40,00), você pode desembarcar em 4 dos 25 atrativos turísticos de sua preferência, ficar o tempo que quiser e reembarcar nos próximos ônibus que tem a cada 30 minutos.

O serviço funciona de terça a domingo, a partir das 09:00hs até as 17:30hs, com saída inicial na Praça Tiradentes, no centro da cidade. Nos períodos de férias de Julho e de Dezembro a Fevereiro, a Linha Turismo passa a funcionar todos os dias.

O ônibus circula pelos principais pontos turísticos:

1 – Praça Tiradentes/Catedral;

2 – Rua das Flores;

3 – Rua 24 Horas;

4 – Museu Ferroviário;

5 – Teatro Paiol;

6 – Jardim Botânico;

7 – Mercado Municipal/Mercado de Orgânicos;

8 – Universidade Federal do Paraná/Teatro Guaíra;

9 – Paço da Liberdade;

10 – Passeio Público/Memorial Árabe;

11 – Centro Cívico;

12 – Museu Oscar Niemeyer;

13 – Bosque João Paulo II/Memorial Polonês;

14 – Bosque Alemão;

15 – Bosque Zaninelli/Universidade Livre do Meio Ambiente;

16 – Parque São Lourenço;

17 – Ópera de Arame/Pedreira Paulo Leminski;

18 – Parque Tanguá;

19 – Parque Tingui/Memorial Ucraniano (2 paradas);

20 – Santa Felicidade;

21 – Parque Barigui;

22 – Torre Panorâmica;

23 – Setor Histórico;

Ufa! bastante coisa não? o legal é que você pode escolher os pontos que quer passar mais tempo para conhecer, tirar fotos e depois continuar a viagem, vale muito a pena!

Dessa lista meus pontos preferidos são: O Jardim Botânico (lindo demais) e a Ópera de Arame.

11083667_10206590656194324_2434931433921877229_n

Ah, não se esqueça… quando for visitar a Ópera de Arame faça uma visita às lojinhas que tem em frente e prove o licor de merda, isso mesmo, o nome é esse, mas não se assuste! dá pra tomar numa boa e conhecer a história dessa bebida. Eu trouxe até uma canequinha pra não esquecer a experiência!

Nesse link você encontra todas as informações sobre as paradas e os horários da Linha Turismo.

Se você estiver indo á Curitiba na época Natalina, não perca o Coral do Palácio Avenida, um espetáculo com o tradicional coral das crianças que ocorre todos os anos e fascina crianças e adultos, no centro da cidade.

Um lugar bem interessante que conheci também é a Praça da Espanha, fica na Rua: Cel. Dulcídio, s/n – Bigorrilho. A Praça é bem gostosa e tem alguns bares ao redor como o Devassa, ótima opção para o happy hour, o esquenta antes da balada ou até para passar a tarde.

A noite de Curitiba reserva ótimas opções para todos os gostos, nessa minha última viagem conheci dois lugares bem legais (mais voltado para o estilo Rock) e vou deixar aqui a dica para vocês:

A primeira delas é o Bar Quermese que também tem uma filial em Belo Horizonte –  A decoração do bar voltada para as quermeses de igreja dá um ar descontraído ao ambiente. O cardápio é super atrativo com várias opções.

Eu e minhas amigas escolhemos: Bife Sujo de Alcatra, bolinho de feijoada e para beber: Sangria e aquela cervejinha Original bem gelada…  tudo bem gostoso e aprovado!

Hard Rock Café

A segunda dica é o Hard Rock Café Curitibao Bar dispensa apresentações, já que existe em vários locais pelo mundo. Com uma decoração impecável, assim como o atendimento, possui também um cardápio delicioso. Como estive lá no domingo acabei não assistindo a nenhum show ao vivo, mas tem a apresentação dos garçons no palco, bem anima

 

Um lugar imperdível20160904_2103231, mesmo que o Rock não seja seu gênero musical preferido, não deixe de fazer uma visita e conhecer, com certeza você não vai se arrepender.

Aproveite ao máximo sua estadia na cidade, são muitos lugares para conhecer e se fascinar com mais esse delicioso destino!

See you!

Li.

 

 

Adm. de empresas e pós-graduada em gestão de pessoas, após vários anos trabalhando na area adm/financeira, hoje é editora do blog viajando nas delicias da vida e sócia da agencia Elegância Trips. Ama viajar, conhecer novos destinos e escreve no Blog sobre suas viagens, dicas, próximos destinos, shows e demais delicias que a vida pode oferecer.

4 Comentários

Deixe uma resposta