Museu Imperial
SUDESTE

Petrópolis – Cidade Imperial

 

Museu Imperial
Museu Imperial

Uma viagem rápida que fiz durante minhas férias de 2011 no Rio de Janeiro, foi para a cidade de Petrópolis.  Aproveitei que estaria na Cidade do Rio e que alguns amigos iriam á Bauernfest – Festa do Colono Alemão e embarquei nessa trip.

Fiquei encantada com a cidade pela mistura de história e natureza. Petrópolis, a principal cidade da Serra Fluminense, na Serra dos Órgãos, surgiu com o desejo do Imperador D. Pedro II de construir uma casa de veraneio para fugir das altas temperaturas da Cidade do Rio de Janeiro, capital do Brasil na ocasião.

O primeiro lugar que visitei foi o Museu Imperial, sempre visito os museus das cidades, viajo nas histórias, fico imaginando como era a vida naquele tempo retratado. O Museu foi  na verdade, um palácio construído para ser a residência  da Corte Real, já que era próxima da Capital Brasileira na época (Rio de Janeiro), e foi transformado em um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, que exibe vários objetos pessoais e documentos da coroa.  Além dele, existem outros Museus também bastante visitados:

  • O Palácio de Cristal;
  • A Catedral de São Pedro de Alcântara;
  • O Parque Nacional da Serra dos Órgãos;
  • Travessia Petrópolis-Teresópolis;
  • A Cervejaria Bohemia;
  • Catedral de São Pedro de Alcântara;
  • Beer tour (visita ao grupo Petrópolis, que fabrica a cerveja Itaipava);
  • Casa da Ipiranga;
  • Palácio de Itaboraí;
  • Entre outros que você pode escolher aqui.

Mas voltando a viagem, como só tínhamos um final de semana para conhecer tudo isso, tivemos que fazer um tour bem rápido, afinal o principal foco da viagem era a Festa do Colono Alemão,  Bauernfest e também a visita ao Mestre Cervejeiro,  O Sr. Miro, proprietário da Cerveja e Vinicola Maiworm.  

Eu adorei a festa do Colono Alemão, cheia de comidas típicas deliciosas um verdadeiro mergulho na cultura Alemã, regada á muita cerveja, claro.

A visita ao Cervejeiro foi muito interessante, o Sr. Miro é uma pessoa realmente singular, cervejeiro artesanal a mais de 27 anos,  utiliza apenas suas panelas, seu fogão a lenha e seus sentidos mais do que apurados para produzir inúmeras receitas de cerveja, em um cômodo de sua casa na região serrana de Petrópolis, num bairro chamado Quarteirão Brasileiro.  Tive a oportunidade de provar diversos sabores de cerveja, alguns realmente fortes para o meu paladar (que realmente não é tão apurado para cerveja), mas que para meus amigos apreciadores da arte de beber uma cervejinha, era um verdadeiro deleite.

Só isso já valeu a viagem.. recomendo muito um passeio por essa agradável cidade, só não esqueça que é uma região serrana, apesar de ser no Rio, leve o casaco e aproveite as delicias da Cidade Imperial.

Deixo pra vocês algumas fotos dessa trip!

Este slideshow necessita de JavaScript.

See you,

Li.

Adm. de empresas e pós-graduada em gestão de pessoas, após vários anos trabalhando na area adm/financeira, hoje é editora do blog viajando nas delicias da vida e sócia da agencia Elegância Trips. Ama viajar, conhecer novos destinos e escreve no Blog sobre suas viagens, dicas, próximos destinos, shows e demais delicias que a vida pode oferecer.

Deixe uma resposta