Caribe e seus encantos… Um tour por Cancun!

Um destino que nunca sai de moda: O Caribe e seus encantos. Neste primeiro post, vamos fazer um tour por Cancún e conhecer um pouco mais sobre esse destino tão visitados por turistas do mundo inteiro.

cancun

História

 

Eu adoro saber um pouco da história dos lugares que estou pesquisando, fiquei até impressionada em saber que há apenas 4 décadas, Cancún era uma ilha deserta e poucos sabiam da sua existência.

A região localizada no Caribe, em forma de 7 separada pelo mar em alguns trechos por apenas 20 mts de terra e ligada á várias lagoas, era totalmente deserta!

O projeto Cancún iniciou-se em 1970 e a região cresceu gradualmente até chegar ao complexo turístico que conhecemos hoje.

Um lugar seguro, belíssimo, com muitas opções de acomodações e atrações suficientes para qualquer tipo de público.

Sua impressionante zona hoteleira, com mais de 30km de extensão, possui desde vilas aos luxuosos hotéis 5 estrelas, resorts, spas exclusivos, centro comerciais modernos e ótimos restaurantes da cozinha nacional e internacional.

Por esse motivo Cancún está em constante renovação de infraestrutura e garante sempre muitas experiências e diversão.

Cancun

A Localização de Cancún

 

Localizada na extremidade nordeste da península de Yucatán, no estado de Quintana Roo, Cancún foi parte da antiga civilização Maia e ainda é considerada a porta de entrada do Mundo Maia.

O Aeroporto Internacional de Cancún está localizado a 12 km do centro de Cancún e a 20 km do centro da zona hoteleira.

Veja as distâncias dos sítios arqueológicos:

Cancún – Tulúm…………….130 km
Cancún – Cobá …………….167 km
Cancún – Chichén Itza…….193 km
Cancún – Puerto Morelos….32 km
Cancún – Xcaret…………….72 km
Cancún – Xel-Há……………124 km

Outro opção para se chegar á Cancún além da via aérea é a via marítima.

Os cruzeiros pelo Caribe geralmente fazem paradas em Cozumel e em Cancún.

Moeda

 

A moeda utilizada em Cancún é o peso mexicano, mas nas áreas turísticas é bem aceito o dólar americano.

Para a conversão considere que 1 dólar americano equivale a cerca de 13x o peso mexicano, essa cotação varia muito, mas você pode ter uma base de cálculo com essa proporção.

Quando estive no México levei dólares aqui do Brasil e chegando lá fiz a troca pela moeda local para as despesas iniciais e depois com calma localizei o melhor lugar para novas trocas.

Você também terá a opção de saque em caixas eletrônicos, mas verifique qual fornece em a retirada em dólar ou pesos.

Visto

 

Brasileiros que viajam ao México a turismo ou negócios, por até 180 dias, não necessitam de visto.

É necessário, porém, contar com bilhete aéreo de ida e volta; cópia de voucher do hotel (ou carta de cidadão mexicano que deverá hospedá-la, se for o caso), bem como comprovante de capacidade financeira para custear sua permanência no país (cartão de crédito, dinheiro em espécie ou travellers checks).

O México não exige qualquer vacina de brasileiros para ingressar no país. Mas verifique também as exigências dos países em que serão feitas as escalas.

É recomendável que o passaporte tenha, pelo menos seis meses, de validade (não obstante o fato de que, a rigor, as autoridades mexicanas exigem que o documento de viagem esteja válido apenas pelo prazo da viagem).

Qual a melhor época para ir á Cancún?

 

Apesar de ser quente por lá o ano todo, como todo destino existem alguns pontos a serem considerados na hora de planejar sua viagem.

De dezembro á fevereiro temos a alta temporada, mas devido á férias escolares em alguns países (spring break) o período de  março á abril também é bem cheio.

Dessa forma, a escolha dependerá do que você deseja: se for sossego escolha uma data fora desses períodos, agora se for farra já sabe quando ir.

Considere também na sua escolha á temporada dos furacões que começa em junho e vai até o final de novembro, mas tem a sua força maior em setembro e outubro, época que também tem maior incidência de chuvas.

Quanto a temperatura, não se preocupe.. é sempre agradável, no verão quente dia e noite e no inverno quente durante o dia e mais fresco á noite.

A água sempre acompanha essa temperatura, geralmente em torno de 29 graus no verão e 24 graus no inverno.

 

Cancun

O que Cancún oferece

 

Cancún oferece uma experiência completa sem paralelo com qualquer outra parte do México ou do Caribe.

Além de suas praias paradísicas, encontramos por exemplo Templos Maias e sítios arqueológicos por toda parte, mesclando beleza exuberante e história.

Para você ter uma ideia existe até um Templo Maia com vista para o Mar do Caribe bem no coração da zona hoteleira de Cancún.

Um misto do Caribe e do México, num conjunto harmonioso de obras feitas pelo homem e as atrações naturais e culturais da região.

Bom, eu já senti um pouco dessa cultura e atmosfera quando estive na Cidade do México (veja post aqui) e visitei Teotihuacán, realmente um mergulho na história que faz você imaginar como viveram esses povos.

Além de tudo isso, a noite de Cancún é um de seus grandes atrativos, com os mais badalados clubes, discotecas e bares do México.

As opções variam entre clubes de Jazz intimistas, salões de salsa, até o maior clube da América Latina (The City).

Shows de laser, DJs profissionais e muitas opções.

O que fazer em Cancun

 

As opções em Cancún agradam a todo tipo de púbico.

Uma das características da maior parte dos hotéis por lá é o regime All Inclusive, o que torna ainda mais sensacional a experiência em se hospedar em um dos luxuosos resorts da rede hoteleira que se distribui ao longo de 28 km de praia com mais de 32 mil opções de hospedagem.

Zona Hoteleira - Cancun

Zona Hoteleira – Cancun

Mas claro, existem outras opções de hospedagem mais simples para quem prefere passar o dia explorando toda a região e fazendo os vários passeios que a redondeza oferece.

São passeios deslumbrantes, veremos alguns deles, antes porém, um pouco sobre as praias públicas de Cancún.

Playa Delfines

 

Delfines

A praia conhecida como “El Mirador”, devido a vista maravilhosa que se tem de todo o lugar, um mar azul turquesa, com muitas ondas, sendo uma das mais lindas praias públicas.

Apesar de pouca estrutura como guarda-sois ou venda de bebidas, é parada obrigatória para aquelas fotos lindas de tirar o fôlego, não deixe de ir.

 

Playa Chac – Mool

 

Playa Chac-Mool

A praia é frequentada por turistas e locais, fica localizada no coração da zona hoteleira, perto do agito, de bares e restaurantes.

É uma praia um pouco escondida, com ondas e uma larga faixa de areia, mas não há nenhuma estrutura na praia.

O famoso restaurante Señor Frog’s está próximo a esta praia que é uma ótima opção para quem se hospeda no centro.

Outra opção de visita é o Coral Negro, um mercado de artesanato mexicano que fica a uma curta caminhada da Playa Chac Mool.

 

Playa Las Perlas

 

Playa Las Perlas

Uma praia tranquila, de águas calmas e perfeito para as famílias.

Também uma praia pública, com guarda-sois, banheiros e até parquinho para as crianças.

 

Playa Tortugas

 

playa-tortugas

Outra praia de águas calmas e bem famosa pelos locais e entre os turistas que se hospedam no centro.

Das praias públicas de Cancún é a que tem a melhor estrutura com guarda-sois, restaurantes e até mesmo um bungee jumping.

Como é o ponto de chegada e partida para dos ferry boats para Isla Mujeres é uma boa opção para se conhecer no dia em que optar por esse passeio.

 

Passeios em Cancún

 

Como já citei as redondezas de Cancún são especiais, passeios incríveis e inesquecíveis que você não pode deixar de conhecer.

 

Parques Ecológicos Temáticos e tesouros do Caribe

 

  • Xcaret – um dos mais populares parques, onde você irá encontrará as mais belas espécimes da flora e fauna, a noite também é animada com um show mexicano;

 

  • Xel Ha – O lugar onde a água nasce (tradução do maia), considerado um dos maiores aquários naturais do mundo;

 

  • Garrafon – você pode mergulhar nas águas cristalinas e encontrar vários tipos de corais e peixes;

 

  • Isla Mujeres  –  localizado a 20 minutos de Cancún, é famosa por suas belas praias e oportunidades de snorkeling surpreendentes;

 

  • Isla Contoy – localizado a 30 km ao norte de Isla Mujeres além da sua beleza natural, é considerado um dos locais mais importante para o abrigo das aves marinhas no Caribe mexicano, com mais de 150 espécies de aves;

 

  • Ilha Holbox – separada da costa do México por uma lagoa rasa que dá abrigo a milhares de flamingos, pelicanos e outras aves e criaturas exóticas. Durante Julho e Agosto você ainda vai ter a chance de nadar com tubarões-baleia.

  • Puerto Morelos –  uma vila amigável e calma de pescadores localizada a apenas 35 km de Cancún. Sua atmosfera boêmia e pacífica atrai pessoas de todo o mundo, muitos dos quais decidiram tornar este site sua casa.

 

Cultura Maia

 

Os Maias são foram uma das culturas originais do Novo Mundo durante mais de 3.000 anos e a riqueza cultural deixada é enorme.

Viveram principalmente na península de Yucatán e seus ensinamentos matemáticos e astronômicos até hoje estão atuais já que eram muito avançados para seu tempo.

Veja os sítios arqueológicos que não podem deixar de serem visitados:

  • Chichén Itzá – As incríveis pirâmides nomeadas como uma das sete novas maravilhas do mundo, tem sido Patrimônio Mundial, segundo a UNESCO por 20 dias.

 

  • Coba – a 43 km de Tulum, um sitio ainda encoberto por uma mata fechada e com apenas 5% do complexo escavado.

 

  • Tulum – Uma das ruínas mais visitadas do México e um dos lugares mágicos da terra, localizado a 132 km de Cancun.

 

  • Kohunlich – Cerca de 65 km ao oeste de Chetumal, conhecido por seu Templo de Máscaras, uma pirâmide do primeiro período clássico que tem uma escadaria central ladeada por enormes máscaras humanoides de estuque.

 

  • EK´Balam – A 51 km do nordeste de Chickén-Itza e a 30 km ao norte de Valladoid, é uma bela cidade colonial espanhola com uma rica fonte de informações para a compreensão das cidades clássicas do norte.

 

Outras opções próximas (em Cancún).

 

  • El Meco A 5 Km de Cancún, a pirâmide El Castilho.

 

  • El Rey
    Na Zona Hoteleira entre o Mar e a Lagoa.

 

  • Yamil Luum
    Nos jardins do Hotel Sheraton.

 

  • Pok ta Pok
    Um campo de Golfe onde os golfistas podem encontrar entre o campo ruínas do templo.

 

E a noite de Cancún?

Depois de tantos passeios, ainda sobra alguma energia pra noite?

E a resposta é Simmmm! Diversão na noite é um dos sinônimos de Cancún.

Quem percorre pela Boulevard Kukulcán (a avenida que está em toda a zona hoteleira) percebe que ninguém dorme.

São inúmeras opções para todos os gostos e públicos.

Mas vou até deixar pra falar mais sobre a night e as compras no próximo post.

Muita informação? Cancún realmente é incrível não? e ainda tem muito mais! nos próximos posts vou falar mais sobre este destino dos sonhos.

Se você já esteve por lá, deixe seu comentários ou se tiver dúvidas ou críticas (por que não, são construtivas!) me fale por aqui ou mande sua mensagem.

E não esqueça se quiser ajuda no planejamento de sua viagem, entre em contato por aqui ou visite o site da Elegância Trips Viagens.

 

Cancun

See you!

Li.

 

 

 

———

Créditos de consulta:

Consulado do Brasil no México

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.