Morro de São Paulo… Morro de Saudades!

O texto de uma das camisetas que trouxe de Morro de São Paulo, era realmente esse: Morro de Saudades!

Primeira Praia – Morro de São Paulo

E não é que isso é a mais pura verdade? Tudo bem que já faz um bom tempo que estive por lá, o tempo voa e esse mundão com tantos roteiros, as vezes não dá pra repetir o mesmo destino.

Mas Morro? Esse destino eu repetiria mil vezes se tivesse oportunidade.

A viagem é a mesma que contei em um post sobre Salvador (clique aqui para ver) , onde até comentei que o foco da viagem era Morro, mas não havia entrado em detalhes, justamente porque queria fazer um post mais completo, pena que não tenho muitas fotos, mas vou tentar passar o máximo de informações aqui pra vocês.

 

Onde fica Morro de São Paulo?

 

Morro de São Paulo é uma ilha, fica a 60 quilômetros ao sul de Salvador.  Faz parte de um arquipélago de 26 ilhas, mas destas somente 3 são habitadas. O Distrito é Cairu, ilha do arquipélago de Tinharé.

É um destino muito visitado por turistas brasileiros e estrangeiros, devido às suas praias paradisíacas, tudo com muita simplicidade, mas muita beleza.

Qual a melhor época para ir?

A escolha da data vai influenciar diretamente no seu orçamento, quando estive por lá, fui em Julho devido ás minhas ferias.

Julho é considerado média temporada, a baixa temporada vai de Maio a Junho quando está mais vazio e consequentemente com valores mais baixos.

De dezembro à fevereiro é a alta temporada, a ilha está cheia e por isso os preços são mais elevados, se for viajar nesta época não esqueça de reservar com antecedência e reservar uma graninha a mais.

Portanto se puder programar sua viagem de Junho á Setembro seria a melhor opção para você aproveitar sua viagem e ainda com um orçamento legal.

 

Como chegar?

 

Para se chegar a mais esse paraíso brasileiro, apenas duas cidades dão acesso à ilha: Salvador e Valença.

A partir desse ponto de partida existem três opções:

  • Via aérea (sem dúvida a mais rápida, mas também mais cara, depende da pressa e do bolso);
  • Via semi-terrestre;
  • Via marítima;

Eu optei pela via marítima. É não é fácil chegar em morro, mas vale a pena, garanto.  Você nem vai lembrar que demorou tudo isso pra chegar.

 

Suas opções para chegar á Morro de São Paulo:

 

Aéreo:

 

Partem do Aeroporto Internacional de Salvador Luiz Eduardo Magalhães.  O trecho tem a duração de 20 minutos.

São empresas de táxi-aéreo que pousam em Valença e de lá oferecem o transfer até Morro.

Por isso é necessário verificar disponibilidade e horários.

 

 

Barco:

 

Partem do Terminal Marítimo que fica em frente ao Mercado Modelo em Salvador.

Diariamente saem Catamarãs e Lanchas que fazem o trajeto Salvador/ Morro de São Paulo.

• É aconselhável calcular a duração dos trajetos com uma folga de pelo menos 30 minutos para mais .

 

Semiterrestre:

 

O transfer semi terrestre, faz parte da viagem via terrestre, pela rodovia  BA 01 .

Saindo de Salvador do Terminal Marítimo, atravessando a Baía de Todos os Santos até Mar Grande, e de lá  até o Atracadouro Bom Jardim, em Valença, pra finalmente chegar em Morro de São Paulo, via lancha rápida.

 

• O tempo de duração de todos os trajetos (marítimo e terrestre), pode sofrer variações de acordo com clima, ventos ou outros fatores.

 

Taxa de turismo

 

Na chegada da ilha você será deverá pagar uma taxa de preservação ambiental (TPA), cobrado somente uma vez a todos os visitantes da ilha, exceto crianças menores de 5 anos e adultos maiores de 65 anos.

Na ultima atualização da taxa que recebi estava no valor de R$ 15,00 por pessoa.

 

 

As Praias em Morro

 

As principais praias de Morro ficam ao Sul da Ilha e são conhecidas como: Primeira, Segunda, Terceira, Quarta e Quinta Praia ou Praia do Encanto, as duas últimas são praticamente desertas.

Todas as praias possuem águas morninhas e transparentes, um delicioso convite ao banho de mar.

Eu e meus amigos ficamos hospedados na Segunda Praia, numa pousada bem gracinha.

A noite era uma delícia, com muitas barracas pela praia, noite animada, propícia para novas amizades regadas a vários drinks.

Do lado norte da vila de Morro de São Paulo há também a Praia do Porto de Cima, Praia da Ponta da Pedra e a Praia da Gamboa.

Ah, um detalhe!  Tudo lá em Morro é bastante simples, são poucos carros, os nativos até fazem transporte das malas com carrinhos, mas se puder evitar a mala de rodinha vai facilitar bastante sua locomoção.

Primeira Praia:

 

É onde foram construídas as primeiras casas de veraneios, hoje a maioria transformada em pousadas ou restaurantes, tem várias barracas e é a mais frequentada pelos moradores.

Na primeira praia fica a chegada da Tirolesa que desce do alto do farol e também existem várias opções de lazer como: banana boat e aluguel de pranchas e equipamentos de mergulho.

 

Segunda Praia:

 

 

É na Segunda Praia que está o agito da Ilha.  Existem vários bares e restaurantes, onde sempre tem uma ótima programação noturna para o turista.

São várias barracas de bebidas típicas e também rola luau com muita música baiana.

Mesmo quem não está hospedado na Segunda Praia não deixa de dar uma conferida no que rola por lá, as festas vão até o sol raiar e a azaração para os solteiros corre solta.

 

Terceira Praia:

 

 

Na Terceira Praia também existe uma grande variedade de pousadas e hotéis.  Os passeios de barcos saem dessa praia.

É lá também que está a famosa Ilha de Caitá, uma ilha rodeada de corais e com um único coqueiro, um ótimo local  para mergulho, por isso há bastante opção desse passeio por lá.

 

Quarta Praia:

 

 

Quando você chega á Quarta Praia a impressão é que ela não tem fim.

Existe uma enorme barreira de corais que acaba formando várias piscinas naturais.

É um lugar perfeito para descansar e relaxar, sair caminhando sem pressa e observar toda a natureza em sua extensão de aproximadamente 4 km.

 

Quinta Praia ou Praia da Gamboa:

 

A Gamboa é um povoado mais tranquilo, fica ao norte e é ideal para aqueles que querem fugir um pouco do clima de Morro.

Na minha visita por lá não cheguei a conhecer, mas por lá também existem boas opções de hospedagem e restaurantes com comidas regionais.

 

Artesanato, Cultura e Passeios:

 

Além das praias lindas que citei acima e de todo o lazer que existe por lá, em Morro ainda temos uma grande variedade de artesanato e uma cultura diversificada.

Todo o baixo Sul da Bahia, também conhecido como Costa do Dendê, está em meio a um cenário de Mata Atlântica, com coqueirais, restingas, manguezais, rios e cachoeiras que formam paisagens dignas de cartões postais.

Estando em Morro não deixe de fazer também os passeios para conhecer a região:

 

  • Passeio Volta à Ilha – um passeio com duração em média de 8 horas, saindo da Terceira Praia, passando pelas piscinas naturais de Garapuá e Moreré (Boipeba), Praia da Cueira (Boipeba), Boca da Barra, Cairú, visita ao Convento de Santo Antonio e ao criatório de ostras em Canavieiras.

 

  • Passeio Ponta do Curral – passeio de 5 horas, passando por praias desertas e paradisíacas, além da encosta de argila (onde dizem que o banho de lama rejuvenesce).

 

  • Passeio para Garapuá – passeio é realizado num carro 4×4, a viagem que dura cerca de 1h30m leva a uma das praias mais bonitas da região, com águas tranquilas e uma vegetação exuberante, duração média de 6h30m.

 

 

Se animou para conhecer Morro de São Paulo? Se quiserem mais informações ou mesmo planejar sua viagem, entre em contato por aqui ou pelo telefone (11) 99930-2784.

Se já conhece esse destino maravilhoso e quer dar alguma dica ou sugestão, deixe seu recadinho aqui nos comentários ou envie para nosso e-mail de contato@viajandonasdeliciasdavida.com.br.

See you!

Li.

Agradecimentos aos sites consultados:

http://www.morrodesaopaulo.org.br

http://morrodesaopaulo.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4 comentários sobre “Morro de São Paulo… Morro de Saudades!

    1. Li Souza Autor da Postagem

      Obrigada Fer, vale muito a pena sim! A Bahia realmente tem muitos lugares lindos e Morro de São Paulo com certeza está entre eles! Obrigada por sempre acompanhar os posts, super beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.